Bem-vindos ao primeiro ano!

Jamile está prestes a completar 6 anos. Uau, o tempo passa depressa demais… E 2017 é o ano de uma mudança de grande importância para a nossa família: Jamile começou o ensino fundamental! A pequena está no 1o ano!!!

Pra mim é um grande marco, o início da vida escolar propriamente dita, com responsabilidades, rotina, alfabetização pra valer, coisa de “criança grande”. Arrisco dizer que eu estava mais ansiosa com isso do que ela.

Ela não é uma criança muito tranquila com mudanças, então fui preparando o espírito da criatura já no final do ano passado. Optamos por matriculá-la na escola pública, uma escola municipal que fica a 1km de distância da nossa casa, com uma estrutura pequena, são apenas 6 salas de aula, sendo uma turma de 1o ano de manhã e outra à tarde.

A aula começa às 8h e termina ao meio-dia. Papai vai levar e eu, a princípio seria responsável por ir buscar, mas preferi contratar um transporte escolar e evitar qualquer atraso da minha parte. Mais uma novidade na vidinha dela, é a primeira vez que ela usa transporte escolar.

A primeira semana de aula foi um pouco “dolorosa” por conta de tantas novidades: amigos novos, ambiente novo, professora nova, rotina nova. Na 4a feira ela já chegou reclamando, na 5a feira chorou e não queria ir, na 6a feira voltou dizendo que o dia tinha sido legal.

Ela me contou que ficava um pouco nervosa com a escola, tinha vergonha de falar com a professora, vergonha por não conhecer ninguém. Morri de pena e bateu aquele sentimento de proteger a cria do mundo todo. Ah se a gente pudesse sofrer por eles ou pular essa parte…

Eu disse pra ela que se sentir assim é super normal, mas que esses sentimentos iam diminuindo à medida que os dias iam passando. A cada dia de aula, ela ia se sentir mais segura, menos nervosa e menos envergonhada. Até que um belo dia, ela nem ia lembrar que já tinha se sentido assim. Um passo de cada vez, filha

Ontem tivemos a primeira reunião do ano com o objetivo de apresentar as diretrizes gerais da escola, falar sobre o processo pedagógico, apresentar os funcionários e passar recados importantes. Gente, eu adorei tudo!

Adorei a forma como a alfabetização será conduzida e o fato de que não existe ainda uma grande quebra do lúdico e das brincadeiras com que eles estão acostumados na educação infantil. O fato de termos optado pela escola pública vale um post só sobre isso que eu faço depois.

Resumindo, voltei pra casa com o coraçãozinho aquecido, menos preocupada e certa de que foi uma boa escolha. Mas, como tudo na vida, só o tempo vai dizer…

 

Um pensamento sobre “Bem-vindos ao primeiro ano!

  1. Bibi 13 de março de 2017 às 2:40 PM Reply

    Lene, que legal, Jamile já no 1º ano! quanta mudança!
    Pois é, esse negócio de sair protegendo é nosso instinto. Mas eu tento (juro que tento) deixar um pouco que as coisas se resolvam. Claro que eu procuro ajudar sempre. Mas o meu “ajudar” também pensa nela se virando e resolvendo problemas. Dá super certo. A gente fica inseguro sim. Mais passa a insegurança. Quanto mais seguros, mais a gente os ajuda, né?!
    Que a Jamile e vocês, pais, tenham um ótimo início e um ótimo ano. Vai ser show!
    Beijokas!

Comenta aqui!

